sexta-feira, 12 de agosto de 2011

ESTUDANTES DEVEM COMEMORAR?


    Hoje é o dia do estudante, e eu não poderia deixar passar uma data como essa, não para homenageá-los, mas para questionar o que esta sendo oferecido aos mesmos.
    
    Quem é informado sabe da real situação em que se encontra a Educação brasileira, já que esse é um dos assuntos mais atuais e divulgados pela mídia. Não é das melhores. Isso nos revela um dos principais – ou se não o principal – motivo do atraso no desenvolvimento do nosso país.
   
   Não é difícil imaginar como a grande maioria está “comemorando” esse dia, a eles dedicado. Certeza que muitos estão sentados no chão, por falta de cadeiras, ou em baixo de árvores, por falta de uma unidade escolar. Milhares chegaram ou chegarão aonde estudam e voltaram ou voltarão, pois faltam professores, e falta professor, porque falta salário digno, e falta salário digno porque falta investimento, e falta investimento por que falta boa vontade dos nossos representantes – os poderosos políticos.
   
   Quantos devem estar querendo um livro? Quantos querem um futuro promissor? Quantos queriam conhecer ao menos o básico do conhecimento? Mas isso não há, salve as exceções. O que há é um desinteresse por parte dos nossos “fiéis representantes”, o que parece é que têm medo de oferecer ao povo o acesso ao conhecimento, ao senso crítico. Temem pela extinção da alienação.
    
  Já ouvi alguém dizer que o investimento em educação deve ser impreterivelmente a prioridade de qualquer governo, o que vem depois é conseqüência. O interesse por um educação de qualidade é o interesse pelo progresso, pela cultura, pelo esporte, pelo lazer, pela segurança, pelo bem estar, pela saúde, ou seja, pelos derivados da educação.
  
David Junior/Estudante

P.S.: Escrito no dia 11 de agosto, porém não publicado no mesmo dia, por motivos de força maior. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário