quinta-feira, 6 de outubro de 2011

"EXCLUSIVAMENTE PÚBLICO"


   Na verdade o financiamento público de campanha já existe, porém é tido apenas como em “parte”, já que a outra metade do financiamento é “particular”. Pois bem. O que os políticos brasileiros querem agora é o financiamento exclusivamente público, ou seja, as campanhas milionárias serem pagas apenas com o dinheiro público. Isso mesmo. O cidadão além de eleger o candidato para quatro ou oito anos de mandato – recebendo salários exorbitantes – bancaria os gastos da campanha.
   A justificativa dos articuladores da “Reforma Política” é que a medida seria “para evitar que políticos dependam do poder financeiro de grandes empresas para se elegerem.” Como se isso fosse banir qualquer tipo de falcatrua, seja por questões financeiras ou de influências.
   Já não basta o “financiamento público” de aluguéis de jatos ou iates, hospedagem em resort, compras e construções de castelos, carros luxuosos, e tantas outras mordomias?
  O cidadão brasileiro, trabalhador, pagador de impostos, bancando campanha política das elites, não seria de mais? No Brasil, talvez não.
David Junior

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. infelizmente quem mais tem poder são eles.. e aqui no Brasil como "ninguem" reivindica direitos.. rapidinho vão aceitar essa "lei". Já que quem eleger esses politicos são as pessoas que mais seriam beneficiadas com projetos de um outro politico competente, coisa rara. E essas mesmas pessoas são as "compradras" por uma festa. Vergonha não tenho do pais, e sim das pessoas que moram nele.

    ResponderExcluir
  3. Já disse algumas vezes que no Brasil os políticos brincam com a cara do povo, e isso se comprova com o passar dos dias. Em épocas de campanha há uma "briga" entre eles para ver quem trabalhou mais pelo povo, no entanto quando quanham a eleição esquecem do cidadão. É um jogo de interesses pessoas e partidários. Esse é o Brasil...

    ResponderExcluir
  4. E os proprios eleitores nada fazem.. ai fica mais dificil de mudar essa situação.. por isso ja desistir do Brasil, não acredito que possa mais reverter essas situação em menos de 10 anos. O que falta é uma educação de verdada nas escolas públicas, que assim a população iria ficar mais consciênte na votação, sem contar que com estudo consegueria ter uma formação superior melhorando até a condição financeira. O que falta aqui realmente é educação publica de qualidade, o maior exemplo é o enem, que se nao me engano apenas uma ou duas são escolas publicas em um ranking de melhores notas. Obs: ilusão de quem acha que enem é para estudantes de escola publica, pode até beneficiar, mas como, se como nesse ano algumas escolas estão em greve a 2 semanas do enem?? e todo mundo sabe q em questão da lingua estrangeira algumas escolas você não tem a opção do espanhol, então e quase obrigado a fazer ingles, sendo tb que todos sabem o "grande ensino" em ingles em escolas publicas que rodam rodam e não sai do verbo to be... infelizmente é essa a realidade que tem pouquissimas exessões.

    ResponderExcluir