sábado, 4 de junho de 2011

MUSEU DA PEDRA DO URUBU: UM TESOURO ESCONDIDO


     
    Em um espaço apertado e ao mesmo tempo aconchegante, amontoam-se objetos, fotografias, documentos, que retratam de maneira simples, a história de um povo. Na sala de visitas da casa do amigo Tony – dedicado agente cultural, líder comunitário e ambientalista – encontra-se um acervo riquíssimo das características históricas e culturais de Brejo Santo.
    
    O museu, que chega a tomar um grande espaço da casa, é cuidadosamente mantido pelo incansável lutador Tony, que por tal dedicação já recebeu a alcunha de Tony da Pedra do Urubu – apelido merecido – pelo fato de sua descoberta. Ele percebeu que se observada de certo ângulo a pedra apresenta a imagem de uma faça humana, a qual a população relacionou a de Jesus Cristo.
   
    De fato, a iniciativa de Tony é louvável, sem muito incentivo financeiro, cultiva a missão que abraçou com tanto apreço, auxiliando os filhos dessa terra em seus trabalhos, sejam eles escolares, científicos ou não. O Museu da Pedra do Urubu já recebeu mais de duas mil visitas, entre elas de emissoras de televisão e jornais regionais.
     
    A luta do guerreiro cultural, armado com tanta simplicidade, acolhimento e atenção, é merecedora de sucessivos aplausos e considerações, acompanhados de muitos elogios incentivadores.
   
    O tesouro que se esconde, mas que aos poucos está sendo descoberto, está lá, no famoso bairro Alto da Bela Vista, na casa do amigo da cultura, da história, do meio ambiente, e especial de Brejo Santo – Tony da Pedra do Urubu.

David Junior/Estudante

Nenhum comentário:

Postar um comentário