sexta-feira, 17 de junho de 2011

BRASIL, O CIDADÃO CANSOU DE ESPERAR!

David Junior/ Estudante

“Porque há o direito ao grito.
Então eu grito.” (Clarice Lispector)

    Nos sites que costumo acessar tenho me deparado com várias matérias sobre protestos. Isso me admira. Há tempos os brasileiros estavam quietos, mas parece que o espírito revolucionário das décadas de 80 e 90 ressurgiu nos cidadãos desse país. As reivindicações são várias e velhas conhecidas, que agora parecem chegar aos seus limites, substituindo por tanto, o diálogo por manifestações populares. 

    Os movimentos assemelham-se aos famosos “Diretas Já” e “Impeachment de Collor”. Faixas, panfletos, cartolinas, camisas, carros de som, etc. – dão um ar mais chamativo aos eventos. A polícia tenta conter os ânimos, às vezes com brutalidade, arrancando do povo gritos que perguntam onde está a liberdade de expressão e de escolha, assegurada aos brasileiros na Constituição de 1988.
    
    O que me chama mais atenção é o número de jovens, que se engajam e tomam a frente dos protestos, mostrando que o país tem dono – e ele nada mais é que o povo – insatisfeito com situações que apenas são alvo de promessas em anos eleitorais. Parece que o povo brasileiro não quer mais esperar a boa vontade dos políticos por uma Educação de qualidade, por Saúde, Segurança, Emprego, qualidade de vida, e a extinção do que nos deixa mais indignados, a Corrupção. 

    Ficar calado e aceitar o que não nos agrada não são a melhor saída. As imposições merecem contestações, sejam elas construtivas ou não. 

    Os protestos populares me alegram pela essência das reivindicações, pelo movimento das massas, pelos impactos ideológicos que causam. E enquanto o cidadão não for respeitado, o protesto falará por ele.
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário