quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

ABOLINDO PRECONCEITOS RUMO A IGUALDADE DE GÊNERO

    Pode-se dizer que as mulheres, cada vez mais, vêm ocupando os espaços que em tempos remotos não poderiam. A idéia de que mulher é sinônimo de fragilidade, inferioridade, dona de casa, vem sendo substituída pela de que ela é capaz. Assim a humanidade caminha rumo à igualdade de gênero.
    O mundo avança e com ele, as mulheres. Elas estão presentes em todos os lugares e setores da sociedade - os quais estão lhes abrindo as portas e novas oportunidades - demonstrando capacidades e lutando por igualdade, sem preconceitos, promovem mudanças, governam, opinam, potencializam, etc.  
    Somos convidados a dizer não a toda e qualquer forma de preconceito cometido contra as mulheres, abandonar o conceito de que ela é apenas um símbolo sexual, a escrever uma nova história, resgatando o seu valor.
     A igualdade de gênero é uma forma de buscar uma convivência justa entre homens e mulheres. O que depende de nós, conscientes de que temos os mesmos direitos, não somente perante a lei, mas fazendo valer, de fato, essa igualdade que há entre os homens e mulheres, esquecendo então os preconceitos formados a partir da falta de conhecimento.
    Um dos problemas mais enfrentados pelas mulheres é a agressão física. Muitas delas são vítimas de uma violência covarde, cometida por seus companheiros. Mas, felizmente, são auxiliadas pela Lei Maria Da Penha, que pune os agressores. A Lei é uma das grandes conquistas realizadas que evidenciaram o valor da mulher.
    O mundo já assistiu grandes feitos, muitos conquistados pela força feminina. Mulheres que conquistaram o premio Nobel, que deram suas contribuições para desenvolvimentos tecnológicos, que resolveram problemas considerados difíceis, que deram suas opiniões para o desenvolvimento do mundo, que fizeram de suas vidas um verdadeiro exemplo, mulheres que escreveram e escrevem seus nomes na história mundial...
     Há tempos, dificilmente poderíamos ver mulheres administrando empresas ou populações, dirigindo grandes caminhões e ônibus, comandando um contingente militar, construindo casas, elaborando projetos ou realizando qualquer atividade destinada ao sexo masculino. Atualmente vivemos outra realidade, elas estão realizando muito bem as atividades que pareciam não serem destinadas a pessoas do sexo feminino.
    A inclusão da mulher na sociedade foi uma descoberta de valores, pois o carinho, a paciência, o amor que elas dedicam a cada missão recebida, muitas vezes são os segredos para o desfecho de acontecimentos. A mulher carrega dentro de si “tesouros” que precisam ser descobertos.
    A campanha pela igualdade de gênero quer apenas mostrar os “tesouros” carregados pelas mulheres, não desvalorizando os homens, mas promovendo a igualdade tão sonhada e esperada por muitos.
    Estamos em pleno século XXI, “a era dos avanços”, por isso, é inadmissível qualquer forma de exclusão social, preconceito, agressão
e exploração. Deveríamos viver em plena igualdade, relevando as diferenças.
    Buscar a igualdade de gênero entre homens e mulheres é uma missão. Se tentarmos implantar em nosso meio essa bandeira, conseguiríamos mais uma conquista. Os nossos filhos poderão viver sem estas meras discussões, poderão herdar a justa convivência entre homens e mulheres.
    A igualdade de gênero é um problema fácil de resolver, basta apenas uma conscientização maior por parte da sociedade. Precisamos, aperfeiçoar os nossos conhecimentos e nos engajarmos na luta pela tão sonhada igualdade.
     O que estamos falando é de uma forma de exclusão social, o que queremos é resolvê-la.
     Incentivados por esse projeto vamos buscar essa igualdade, debater, mostrar a importância do mesmo. O ser humano já se acostumou a enfrentar desafios, e muitos foram solucionados.
    Os preconceitos são as principais formas de nunca conseguirmos viver iguais. Abolir tais preconceitos é a única saída para que possamos definitivamente proclamar a igualdade entre homens e mulheres.
    Excluir, palavra que soa mal aos ouvidos dos bons entendedores, pois esta pode significar injustiça.
    Conquistas provam que a mulher é um símbolo de luta, determinação, inteligência. A oportunidade que é dada a mulher, na maioria das vezes não será perdida, ou decepcionará, mas será uma forma de valorizar um ser tão especial, tanto que lhe foi confiado o dom de ser mãe.
    A mãe é a prova mais concreta do grande valor que tem a mulher, pois ela carrega durante nove meses o fruto do amor dedicado a seu companheiro. Ela cuida incansavelmente do seu filho, com carinho, amor, dedicação, paciência, faz do que gerou seu maior tesouro. As dores que sente durante a gestação é prova da força que tem o ser feminino.
    A diferença que há entre homem e mulher está apenas nas características do corpo, pois nas capacidades eles se assemelham. Pensar na igualdade de gênero é ver no futuro bem próximo a verdadeira justiça se fazer presente entre pessoas de sexos opostos. O caminho já foi mostrado, basta escolher. A esperança não pode parar, a igualdade de gênero está em nossas mãos. Precisamos avaliar as nossas atitudes, desenvolver novas teses, com a intenção de construir um mundo mais justo.


David Junior
Brejo Santo - CE


P.S: Texto escrito por mim, na ocasião do 5° Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário