quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Juazeiro do Norte-CE: Biografia de Padre Cícero foi uma das vencedoras do Prêmio Jabuti e concorre como livro do ano

A biografia do Padre Cícero Romão Batista de autoria do escritor e jornalista Lira Neto, foi uma das quatro vencedoras nesta categoria do Prêmio Jabuti 2010 na sua 52ª edição. Trata-se do principal prêmio literário do Brasil com cerimônia de entrega dos troféus prevista para o dia 4 de novembro na Sala São Paulo. O livro "Padre Cícero – Poder, fé e guerra no sertão”, foi um dos concorrentes e dividiu o segundo lugar com “Euclides da Cunha: Uma Odisseia nos Trópicos", de Frederic Amory.

O campeão nesta categoria foi "Nem vem que não tem - A vida e o veneno de Wilson Simonal”, de Ricardo Alexandre. Enquanto isso, “Bendito Maldito - Uma biografia de Plínio Marcos", de Oswaldo Mendes terminou em quarto lugar. Agora, a biografia do "Padim" concorre, por meio da Internet, ao prêmio de livro do ano e você pode votar no link: http://cbl.org.br/jabuti/telas/voto-popular/Default.aspx Trata-se da maior honraria para um livro brasileiro a ser conferida a 21 obras das muitas inscritas nas diversas categorias, sendo todas inéditas com edição no Brasil entre os dias 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2009.

O Jabuti é uma das poucas premiações a ganhar o espaço nobre da mídia depois de passar por muitas e muitas edições. Todavia vai se perpetuando sempre com a cara renovada e o dom de continuar despertando o interesse da mídia nacional. A biografia escrita sobre o sacerdote obteve uma grande repercussão dada a sua polêmica com poucas manifestações contrárias ao conteúdo.

O livro "Padre Cícero – Poder, fé e guerra no sertão" é da Companhia das Letras e conta com 557 páginas. Ele surgiu como um dos dez finalistas e teve a torcida dos juazeirenses para figurar entre os melhores por estar relacionada com o sacerdote fundador da cidade. Trata-se da segunda premiação de Lira Neto que, em 2007, abiscoitou o prêmio, igualmente na categoria de biografia, com o livro "O Inimigo do Rei: uma Biografia de José de Alencar ou a Mirabolante Aventura de um Romancista que Colecionava Desafetos, Azucrinava D. Pedro II e Acabou Inventando o Brasil".
FONTE: SITE MISÉRIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário