domingo, 26 de setembro de 2010

ATÉ ONDE CHEGA A INTELIGÊNCIA HUMANA?

Em certa aula de Física, o professor Jairinho leu o texto seguinte, que achei muito interessante e resolvi disponibiliza-lo no blog.


TERMODINÂMICA DO INFERNO

Pergunta feita pelo Professor Fernando da FATEC - Faculdade de Tecnologia de São Paulo, em sua prova final do curso de maio de 1997. Este Professor é conhecido por fazer perguntas do tipo " Por que os aviões voam?? " em suas provas finais.

Sua única questão na prova final de maio de 1997 foi a seguinte: O inferno é exotérmico ou endotérmico? Justifique a resposta com base na Lei de Boyle ou em Alguma variante da mesma.

O aluno Sérgio Fonseca escreveu o seguinte:
Primeiramente, postulamos que: se almas existem, então elas devem ter alguma massa. Se elas tem, então um conjunto de almas também tem massa. Então, a que taxa as almas estão se movendo para fora e a que taxa elas estão se movendo para dentro do inferno? Então podemos assumir seguramente que um vez que uma alma entra no inferno ela nunca mais sai. Por isso não há almas saindo. Para as almas no inferno, vamos dar uma olhada nas diferentes religiões que existem no mundo hoje em dia, algumas dessas religiões pregam que se você não pertencer a elas, você vai para o inferno. Como há mais de uma religião desse tipo e as pessoas não possuem duas religiões, podemos projetar que todas as almas vão para o inferno. Com as taxas de natalidade e mortalidade do jeito que estão, podemos esperar um crescimento exponencial das almas no inferno. Agora vamos olhar a taxa de mudança de volume no inferno. A Lei de Boyle diz que para a temperatura e a pressão no inferno serem as mesmas, a relação entre a massa das almas e o volume do inferno deve ser constante.

Existem então duas opções:
1) Se o inferno se expandir numa taxa menor do que a taxa com as almas entram, então a temperatura e a pressão no inferno vão aumentar até ele explodir.
2) Se o inferno estiver se expandindo numa taxa maior do que a entrada de almas, então a temperatura e a pressão irão baixar até que o inferno se congele.

Se nós aceitarmos o que a menina mais gostosa da FATEC me disse no primeiro ano: "só irei pra cama com você no dia que o inferno congelar." E levando-se em conta que ainda NÃO obtive sucesso na tentativa de ter relações sexuais com ela, então a opção não é verdadeira. Por isso, o inferno, infelizmente, é exotérmico.
O aluno Sérgio Fonseca tirou o único 10 da turma.

Um comentário:

  1. David - Segundo o grande educador Paulo Freire, que tive a felicidade de lê seu melhor livro e que ele vendu um milhão de exemplares, ele revela que a REFLEXÃO é uma grande ferramenta educacional, o professor que utiliza reflexão e questionamento é o homem próprio para a sala de aula, não tem medo das perguntas, e descobre quem é inteligente, quem quer brincar e namorar, e quem quer supoerar-se, às vezes, muitas dioficuldades financeiras, mas aposta em dias melhores e desejam mudar o jogo da vida, professor é uma tarefa sublime, de um homem que deve morar dentro de si, a ética, o conhecmento e a vontade de dar o melhor do ouro do saber. Mas vemos que as salas estão repletas de apontados que dão o pior, mas são amigos dos chefões, e os estudantes vão mal.
    Eu sou apenas um AMIGO DA ESCOLA, claro, com DOM E CARISMA, mas me preparo para o momento para responder a altura qualquer pergunta que me dirigirem, vejo um professor falar assim, se tivesse mais educador igual a Zé Santana nesse país, a educação era outra, colocou isso no ORKUT para todos verem, porque ele viu o homem que criado por ele, faz as oficinas literárias e saem cordéis feito pelos alunos, e sou o único no estado do Ceará. que faço isso. E sempre reflito com os alunos aquela estrofe de um poema meu que está no EDUCALUZZS : QUEM NASCE E NÃO TEM NOÇÃO / TUDO QUE FAZ É PERDIDO / NEM TEM FÉ EM DEUS / E PENSA QUE A VIDA NÃO TEM SENTIDO / QUEM NÃO QUER ESTUDAR / DEVIA NEM TER NASCIDO.
    E ainda dirijo um perguanta aos alunos nas 10 cidades que visito : QUAL O POVO MAIS POBRE DO MUNDO ? eles respondem os da África, da Itiópia, os negros. Eu respondo, não! O povo mais pobre do mundo, são os que não estudam e não reconhecem seus direitos, e ainda tem medo de exercer sua cidadania, e pra tudo concorda e balança a cabeça, sim senhor! Sim senhor! Quando a exploração é gritante.
    Parabéns David pelo seu Blog, só os tolos ainda acham que internet é coisa de fazenda, de comunidade e se tem peixe e abelha, a internet é a maior invenção do mundo depois do iluminismo, é padrão e ferramenta educacional de primeira linha, lugar de quem quer avançar e despertar reflexões como fez o professor com ao alunos no texto acima citado,

    Embrace, David, THE CENTER CULTURE - ZÉ SANTANA, ZS >>> O poet and writer.

    ResponderExcluir